top of page
Buscar
  • Foto do escritorArthur Peralta

Tempeh e Probióticos: Fato vs Ficção

Alimentos Fermentados e Probióticos

Alimentos fermentados estão na moda hoje em dia. De kombucha e kefir a picles e kimchi, comedores conscientes estão produzindo e comprando alimentos probióticos em números recordes. Esta é uma tendência saudável, pois os consumidores de alimentos fermentados geralmente adicionam microorganismos saudáveis ​​​​aos seus sistemas digestivos. Mas nem todos os alimentos fermentados são iguais. No que diz respeito ao tempeh, é importante entender a diferença entre alimentos fermentados e alimentos probióticos.

Os alimentos probióticos, que podem ou não ser fermentados, contêm organismos conhecidos por serem benéficos: dizem que melhoram a digestão, aumentam a imunidade, promovem um peso saudável e muito mais.

Alimentos fermentados são simplesmente alimentos que foram processados ​​usando microorganismos. Esses organismos podem alterar o sabor ou a textura do alimento em que se encontram. Alguns desses microrganismos são úteis para o sistema digestivo, por isso são deliberadamente deixados no alimento fermentado (por exemplo, iogurte com “culturas vivas”). Outros organismos não têm nenhum benefício nutricional conhecido (como o starter no pão de fermento) e, para garantir a segurança, eles são normalmente cozidos (“pasteurizados”) antes que o alimento seja vendido e consumido.

Cultura de Tempeh tem um trabalho

É aqui que entra o tempeh. A cultura do tempeh é um organismo que, por meio do processo de fermentação, faz sua mágica na soja para transformá-la em um hambúrguer de fácil digestão com sabor rico e saboroso. E as condições de fermentação que permitem o crescimento da cultura do tempeh podem favorecer o crescimento de microorganismos nocivos que podem causar doenças se forem deixados no produto.

Pasteurizado, não probiótico

Devido a esse potencial, para garantir a segurança alimentar, todo tempeh deve ser pasteurizado ou cozido antes de ser consumido (pasteurização e cozimento completo são praticamente a mesma coisa). É por isso que o tempeh, embora fermentado, não deve ser considerado um alimento probiótico. Mas não se preocupe! Este alimento à base de plantas é pobre em gordura, mas rico em proteínas, cálcio e outros nutrientes. Por conter todos os aminoácidos essenciais, é uma fonte completa de proteína vegetariana. Um alimento incrivelmente versátil, pode ser cozido no vapor, refogado, assado, grelhado ou comido direto da embalagem (desde que pasteurizado, é claro). Toneladas de benefícios – não apenas os benefícios que você obtém dos alimentos probióticos.

Para resumir:

Muitas razões para comer o Tempeh da Art Tempeh

  • Alta Proteína

  • Baixo teor de gordura

  • Facilmente digerível

  • Baixa Carga Glicêmica

  • Sem glúten

  • Orgânico

  • Não transgênico

  • Sem colesterol

  • Rico em Fibra

  • Substituto de carne acessível






Não é uma razão para comer Tempeh

  • Para consumir probióticos

A exceção não pasteurizada

Se você fez sua pesquisa, provavelmente sabe que o tempeh não pasteurizado está disponível em várias empresas. Você provavelmente descobrirá que eles se enquadram em duas categorias:

Os conhecedores têm o cuidado de lhe dizer para cozinhar o tempeh antes de consumi-lo e também para lavar e higienizar cuidadosamente sua faca, tábua de cortar, balcões de preparação e mãos após manusear o tempeh cru. Essas precauções extras são semelhantes à maneira como se evita doenças ao manusear hambúrguer cru, mas são completamente desnecessárias com o tempeh devidamente pasteurizado!

Os fornecedores ignorantes de tempeh cru lhe dirão como seu produto é superior porque é “fresco”, contém probióticos, vitaminas B extras etc. Eles não poderão fazê-lo porque essas alegações se tornaram obsoletas por meio de pesquisas contínuas.

O ponto principal é que o tempeh cozido ou pasteurizado é extremamente seguro.

O tempeh cru pode ser prejudicial e não tem nenhum benefício nutricional em comparação com o tempeh cozido.

Na Indonésia, berço do tempeh, centenas de anos de experiência mostraram que o tempeh deve sempre ser cozido ou pasteurizado antes do consumo.

Tempeh orgânico, não transgênico feito em Maringá!

Aqui na ArtTempeh, temos nos esforçado para fazer alimentos cada vez melhores que sejam genuinamente saudáveis. Ao longo de nossa história, investimos em formas inovadoras de garantir a segurança e o bem-estar de nossa equipe, de nossas comunidades e de nossos clientes. Se você adora tempeh e deseja a qualidade de um produto feito com boa procedência e com ótima tabela nutricional, sem glúten, orgânico e não transgênico, então a Art Tempeh é para você!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page